No Diário do Pará
Nova pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Santarém, no oeste do Estado, divulgada ontem [4], revela que o candidato Alexandre Von, do PSDB, continua na liderança com 40% das intenções de votos, um ponto a mais que na primeira pesquisa divulgada pelo Diário no dia 18 de setembro.
A candidata do PT, Lucineide Pinheiro aparece em segundo lugar com 23%. Caiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, quando aparecia com 27%.
José Maria Tapajós do PMDB é o terceiro colocado. Tem 12% das intenções de voto, um ponto a menos que no primeiro levantamento em que tinha 13%.
Márcio Pinto do Psol e Rubson Santana do PSC aparecem empatados, em quarto lugar, com 9% das intenções de votos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na primeira pesquisa Ibope, Márcio Pinto tinha 8% e Rubson, 5%. Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo somaram 2%, mesmo percentual da pesquisa anterior.
Os que ainda não sabem ou não responderam agora são 5%, um ponto percentual a menos que no levantamento divulgado no dia 18 de setembro quando 6% disseram ainda não saber em quem votariam.
Esses são dados da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Os dados da primeira pesquisa foram coletados entre os dias 12 e 14 de setembro.
Leia mais em Alexandre Von segue como favorito ao pleito.
Leia também:
Pesquisa registra empate técnico entre PT e PSDB.
Caro amigo e respeitado Jeso, vc relatou que das pesquisas feitas vc acredita mais na Doxa!? Sera que por que a sua candidata eh a Lucineide e ela esta melhor nessa pesquisa?!
Sinceramente, o Ibope eh muito mais pesquisa, tem historia e o Doxa o que eh? Qual sua historia? Esta dando uma diferenca muito grande entre as duas pesquisas! Acho mesmo eh que o Alexandre Von ganha com folga! Apesar que meu voto eh 50 Marcio Pinto!
Com Ibope ou sem Ibope é Lucineide 13!
Por mais alto que um tucano tente voar, jamais irá alcançar uma estrela. É 13! É PT! É Lucineide!
Ainda mais quando essa estrela voa ao lado de outras estrelas petistas como Paulo Rocha , Zé Dirceu , Genuino , todos envolvidos com MENSALÂO .
Do outro lado é DESESPRERO!!!!
Do outro lado é DESESPRERO!!!!
DDo outro lado é DESESPRERO!!!!Do outro lado é DESESPRERO!!!!o outro lado é DESESPRERO!!!!
ESSE POVO OD PT SÓ SAB DIZER VONÃO OU VON DO NÃO! SERÁ Q EU VCS NÃO LEMBRAM O QIE ELE VEZ QUANDO AINDA ESTVAMOS LUTANDO PELO PLEBISCITO? ELE SEMPRE LUTOU E FOI SEMPREAO NOSSO FAVOR! ENTÃO AANTES DE VEIREM COM ESSE PAPO. CREIEM OUTA JUSTIFICATIVA PRA ATACA-LO! E OUTRA, EU NUNKA VI A LUCINEIDE NEM FALAR EM ESTADO DO TAPAJOS! AGORA ELE VEM DIZER QUE VAI PREPARAR A CIADEPRA SER A FUTURO CAPITLA DO NOSSO ESADT DO TAPAJOS! ACORDEM POVO! CHEGA VIVERMOS NESSE BURACO QUE NÓS SE ENCONTRAMOS DEVIDO ESSAISNISTRAÇÃO D PT INCONPTENTE! FORA PTRALHAS!!
NÃO SE DEIXEM ENGANAR POR ESSA PESQUISA FALSA!!!!!!
O JORNAL DIARIO DO PARÁ SE ACHA, COMO O ÚNICO JORNAL QUE TEM AUTENTICIDADE EM TODAS AS PESQUISAS QUE FAZ, DESDE QUE DERRUBOU O JORNAL “O LIBERAL” DOS MAIORANAS EM BELÉM, QUE PUBLICOU PESQUISA FALSA (ESSE OUTRO JORNAL E UMA MENTIRA SÓ) AGORA TÁ SE ACHANDO COMO O DONO DO RESULTADO CERTO DE PESQUISAS.
MAS MAS….
SABEMOS QUE A ANTIGA TV SANTARÉM, HOJE RBATV E DE PROPRIEDADE DOS BARBALHOS QUE SÃO DO PMDB E SÃO BASE ALIADA DO GOVERNO DO ESTADO.
OU SEJA QUEM QUE PODE DIZER QUE ESSA PESQUISA NÃO É MANIPULADA? SÓ O PROPRIO INSTITUTO QUE A PUBLICOU, MAS NO ENTANTO SABEMOS QUE A MUITA MANIPULAÇÃO DE NUMEROS NESSAS PESQUISAS.
POR TANTO ACREDITO SERIAMENTE QUE A VERDADEIRA PESQUISA SAIRÁ NO DIA 7 DE OUTUBRO, QUANDO TODOS OS SANTARENOS NÃO VÃO VOTAR EM ALEXANDRE VON CANDIDATO DO GOVERNADOR QUE NOS DEU “NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOOO” BEM GRANDE .
VOTE EM QUALQUER OUTRO CANDIDATO MENOS EM ALEXANDRE VON!!!
VAMOS TODOS DAR O “NAÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃAÃAÃÃÃÕOOOOO” PARA O GOVERNADOR E PARA ALEXANDRE VON!!!!.
A credibilidade dessa pesquisa divulgada antes do tempo pelos faks DemonNão do VONÃO, de dentro da sala de um hotel antigo da cidade a uns dias atrás ( que diga o companheiro JK), e o número de comentários mostra a credibilidade da mesma……Repito estão tecnicamente empatados…Está indefinido e qualquer um pode ganhar!!!
Desse jeito a pesquisa eleitoral vai fazer parte do programa de governo, rsrsrs. Virou armar para correr atrás de voto. Que diferença gritante entre as duas pesquisas. Issso prova uma coisa, o interesse de cada meio de divulgação no impacto que as mesmas terão no eleitor, parcialidade absoluta.
jESO, ME PERDOA, MAS ESSES SEUS LEITORES QUE ESTÃO DO LADO DO von, OU SÃO CEGO OU SÃO BURROS, NÃO POSSO ACREDITAR QUE AINDA TEM GENTE DAQUI QUE VAI VOTAR NO CANDIDATO DO JATENE, PORRA MEU, EU ESTVA EM BELEM LOGO DEPOIS DO RESULTADO DO DIA 11 DE DEZENBRO, EU VI A FESTA QUE O JATENE FEZ, REGADO DE MUITA CERVEJA E CHURRASCO, FESTEJANDO A NOSSA DESGRAÇA, FESTEJANDO O NOSSO ATRAZO.
NÃO ACREDITO QUE POVO NÃO TENHA O SENTIMENTO DO TAPAJÓS.
VOU A BELEM SÓ PRA VER O JATENE RINDO DA NOSSA CARA, O POVINHO BESTA ESSE. EGUA.
PEITE A OPINIÃO DAS PESSOAS. NÃO SEJA IMATURO E ACEITE O FATO DE QUE AS PESSOAS PENSAM DIFERENTE DE VOCE. OU NUNCA OUVISTE FALAR DE PLURALIDADE SOCIAL?
SIM,SIM,SIM,SIM. 45 NÃO,NÃO,NÃO
Burro é tu, que vai votar no candidato dos MENSALEIROS!!!!!
De qual mensalão você fala? O do PT (que ‘coincidentemente’ está sendo julgado no período de eleição ou o mensalão mineiro do PSDB que está engavetado pelo PGR, o tal de Gurgel?
Claro que é do PT, o maior desvio de verba que o Brasil ja teve!!!!!! PT é Mensalão!!!!! FORA PT!!!!
Gostaria que o Anderson respondesse o que acha da compra dos votos no processo de votação do projeto de reeleição do Fernando Henrique. Se acha que o PSDB deveria ter respondido por corrupção ativa pelo menos? E o caso das Minas Gerais?. Se acha que um governante consegue aprovar seus projetos de governo sem “comprar” adesões, seja de que forma seja?Se essa prática é “nova” na política brasileira? Não se trata de defender o indefensável e sim de ser justo na maneira de tratar o assunto. Certo?Acreditas que o País tivesse progredido sem essa “prática” da compra dos “trezentos picaretas” a que o Lula se referia ou ainda estaríamos pedindo esmolas ao FMI? E os altos índices de exclusão social, teriam reduzido? Equidade de tratamento é preciso!A reforma política é necessária!Os mensaleiros vem de longe meu caro Anderson. Menos!Menos!
Qua qua qua ….
Guereiro , olha a tua defesa , se o outro lado roubou , então eu também posso .
eu gostaria que vc me respondesse o que vc acha da prefeita do PT Maria do Carmo Martins que foi cassada por compra de voto.? acorda amigo.
Votar no von é a mesma coisa que votar no Lira Maia.
Votar no Von é a mesma coisa que colocar Rapoza no galinheiro.
Votar no Von é a mesma coisa que dizer SIM pro Jatene.
O governador já deu muitas rizadas da nossa cara, chamou agente de povinho,agora que é a hora de dar o troco nele, esse bando de babacas estão do lado do Von,Lira Maia e Jatene, o que adiantou agente lutar pelo Sim ? voces não consegue encherhgar um paumo na frente do seu nariz,até o Reginaldo Irmão de araque, esta cometento o maior erro da vida dele.
e o sentimento do Tapajós ? morreu ? que pena que o Jatene tem Razão, aqui só tem povinho burro mesmo, é o geito concordar e depois ir até Belem assistir o Jatene da rizada da nossa cara.
eita povo.
Olha já, nós num queremo aqui a nossa cidade nenhum representante do SiNÃO Jatene, purisso, vamos de 13 com LUCINEIDE.
Não existe melhor pesquisa do que aquela que é mostrada no dia a dia, é muito simples leitores, é só andar na cidade e no interior que podemos ver. O proximo Gestor do municipio será o VON, não adianta mas o PT tentar reverter o irreversível, é o povo que quer mudanças. Entretanto, como gosto de números e principalmente de politica, permitam-se a seguinte analise: O debate, se fossemos considerar um vencedor seria o candidato do PSOL, mas é menino novo, acha que pode governar sem alianças, e isso é impossivel. O segundo colocado foi VON, pelo habilidade intelectual de ter estudado bem o formato do debate e pelas suas propostas que são firmes e seguras. A Candidata do PT, foi apagada, estava nervosa e ao final de suas falas dava sempre um sorriso forçado (aculpa não é dela é de seu partido que teve 3 anos para preparar um canditado e não fez). O Ze Tapajós fez o seu papel, sabe que não tem mas nada para ele desde sua entrada. O Rubson é um demagogo, em minha opinião cometeu 3 erros: 1. Ter se candidatado; 2. Abrir a boca e 3. Desprepararo. Já quanto aos números do IBOPE, entendo que o que elege é a Rejeição, caso se confirme os indicadores da candidata do PT é muito elevado 39%. Mas o mais importante é que vivemos em um Pais Democrativo com uma Imprensa até certo ponto livre que nos permite expressar uma opinião por mais intrigante que seja. VIVA O BRASIL, VIDA SANTAREM, E que vença o Melhor.
Ainda da tempo.o nº é 50 Marcio Pinto!
Eu vi a prefeita caminhando e pedindo voto para sua candidata em frente a praça da matriz, fiquei irado de ver que isso ela faz só de quartro em quatro anos , deveria fazer essa caminhada pelo menos uma vez por mês, fiscalizando os serviços de seu secretariados mas não faz, agora que a coisa esta feia para o seu lado é só desespero, mas o povo já conhece essa turma. Vamos votar no 15 Zé Maria prefeito.
Melhor melhor eu voto no melhor sou 45 pá sei q é melhor!!!
Não acredito ness disparidade tenho certeza que a Lucineide vai ganhar com uma diferença mínima mas vai ganhar a cidade está simplesmente dividida
Na minha casa são 3 que votam, Eu sou 15, minha esposa é 15 e meu filho é 15, que somando, dá 45!!!! VON!!!! Vitoria certa domingo!
Não acredito nessa pesquisa. Alexandre Von com 40% na estimulada e na espontânea? Se isso fosse sério, deveria dar 40/38, 40/35 ou talvez 40/39. Mas 40/40????? E Márcio e Rubson empatados em 9%?????!!!! Nem em sonho! O eleitor lembra mais do Márcio porque ele esteve presente na eleição ada. Então a lógica seria o Márcio aparecer levemente à frente do Rubson. Ou poderia até ser o Rubson na frente do Márcio, tendo em vista que o Rubson tem se mostrado uma excelente surpresa no processo todo (inclusive no debate de ontem). De qualquer forma, a pesquisa deveria ter dado 9/8, 9/7, 10/8, ou 10/9. Mas 09/09???!!!!!! Isso está arrumado demais pra ser verdade. Eu tenho andado por quase todos os bairros de Santarém e o que vejo está mais alinhado com a pesquisa da Doxa que o Jeso mostrou aqui.
O PT DESSCA VEZ VAI TER QUE ENGOLIR A DERROTA EM SANTARÉM, COMO ENGOLIO NA CAPITAL PARA GOVERNADOR, O TEMPO DO PT JA OU, KKKKKKKKKKKKKKKKKK. AGORA E DO PSDB VON NA CABEÇA E NO CORAÇÃO E NA URNA 45.
1990: o Ibope dizia que o futuro governador seria Xerfan. Ganhou Jader;
1994: o Ibope dizia que Jarbas arinho seria o governador e Almir, que era o terceiro na pesquisa, ganhou.
1996: o Ibope dizia que Ramiro Bentes seria o prefeito de Belém. Ganhou o Edmilson que era o quarto na pesquisa.
1998: o Ibope dizia que o Hélio Gueiros podia comprar o terno da posse para o Senado. Ganhou Luis Otávio.
2002: o Ibope dizia que Ademir Andrade iria para o segundo turno. Foi Maria do Carmo, que estava em quarto lugar.
2006: o Ibope dizia que Almir Gabriel seria governador no primeiro turno. Venceu Ana Júlia.
2008: pelo Ibope, Valéria seria a nova prefeita de Belém. Ficou em quarto lugar.
Essa da valéria eu lembro bem.
Ah, moleque!!!!! Isso, sim, são dados impactantes, comprovados empiricamente.
Na eleição ada o IBOPE disse que a Maria do Carmo venceria a eleição em Santarém. resultado Lira maia ganhou e a maria ficou em ultimo lugar certo?
Caro Jeso, você como uma pessoa experiente neste ramo gostaria de lhe fazer uma pergunta se assim me permitir.
Em qual dos três institutos que foram feitas as pesquisas você acredita mais???
Bruna, acredito mais na Doxa. E reafirmo o que tenho dito várias vezes aqui: essa eleição será histórica, pelo seguinte – a diferença de votos entre o 1º e 2º lugar será a menor dos últimos 20 anos. Posso até queimar a língua por isso, mas é o que estou sentindo nas ruas, onde se percebe um acirramento da disputa entre Von e Lucineide.
Penso que a diferença será ínfima também, pesquisa é pesquisa, nas minhas conversas com o povão dá Von na cabeça.Que será disputa ferrenha, não se discute.
Eu acredito que não devemos nos deixar influênciar pelos resultados das pesquisa para tomar a decisão na hora de votar. Temos a vivência do dia a dia na cidade, nos bairros com as pessoas. Penso que devemos avaliar os últimos 3 ou pelo menos 2 governos em Santarém e depois analisar o que foi feito de bom para nossa cidade. Quando comparamos as duas últimas istrações diante das reais necessidades do povo e da cidade , conseguimos perceber o que fizeram de fato nos últimos15 anos.
Percebemos que nosso meio ambiente vem sendo degradado, nossos igarapés infelizmente estão comprometidos, a arborização na cidade vai diminuindo com o que chamam de desenvolvimento mal planejado. Quando as águas vão baixando o lixo se mostra e enfeia a frente de nossa cidade deixando claro a necessidade de investimento em educação ambiental, o esgoto derramado no rio Tapajós é problema antigo. Grandes áreas próximas a cidade vem sendo desmatada para o grande desenvolvimento que “vai chegar” e acidade vai sendo escalpelada.
Em minha opinião o assistencialismo resolve problemas a curtíssimo prazo, porém a população precisa de projetos sociais mais longos que incluam a capacitação profissional das pessoas para o trabalho, estratégias para a geração de emprego e renda, pois nada dignifica mais o homem do que o dinheiro vindo de seu próprio trabalho.
As escolas estaduais ficaram anos e anos caindo aos pedaços, eu ouvi muitas reclamações, protesto. Não vi empenho de nossos representantes pela melhoria dessas escolas, sei que a RESPONSABILIDADE é do governo estadual, mas se eu sou representante do povo e os vejo em dificuldades, tenho por obrigação defendê-los e reivindicar seus direitos, existem diversas formas de fazer isso.
Quanto a saúde sabemos que no Brasil inteiro há muito por fazer, as filas são intermináveis, o descaso ainda existe e o povo continua sofrendo. Se compararmos os 15 anos em dois governos distintos vamos perceber que algo foi feito, mas diante da necessidade e sofrimento da população o que foi feito não consguiu suprir.
Outra questão a ser avaliada, são os novos bairros que surgem de forma desordenada. Ao armos nessas áreas percebemos que as condições de vida destas pessoas é deprimente. Pude andar em um bairro que fica próximo ao Saubal e fiquei extremamente sensibilizada com a situação daquelas pessoas. Elas são problemas de quem? nossos representantes não podem ficar alheios as condições de vida dessas pessoas.
A questão do abastecimento de água continua sendo uma vergonha, analisando apenas 15 anos entre as duas istraçãoes podemos verificar que nada foi feito. Sabemos que a responsabilidade é do governo, mas temos representantes políticos, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e o problema se arrasta e a população sofre de novo! Não acho que somente o povo deve gritar por seus direitos, estes representantes devem empenhar-se nas causas para beneficiar que paga os seus salários.
São inúmeros os pontos a analisar, temos como fazer isso, pois acompanhamos todas estas necessidades em nosso dia a dia.
As pesquisas que nos apresentaram estão bem longe de nos indicar uma boa comparação do que realmente necessitamos.
Como disse o Nato Aguiar no texto acima ” temos outras opções, o 15, 20 e 50″.
O 15 sempre fez parte das bancadas dos últimos governos, então em minha opinião o 20 e o 50 são a novidade. O novo assusta a princípio, mas temos que ter coragem e votar no que realmente acreditamos analisando as necessidades da cidade como um todo.
Eu vou votar no professor Márcio Pinto, 50!!
Caro Jeso,
Voce sabe o nome do Deputado Estaduaal que irá substituir o Alexandre Von caso a pesquisa doIBOPE esteja correta, pois, informa que ele tem 40% dos votos dos eleitores de Santarem.
A primeira suplente do PSDB na Alepa é a ex-deputada estadual Tete. É ela quem assume caso o eleito seja Alexandre Von.
Eu vou ligar para ela arrumar o mais lindo dos seus vestidos para que no dia primeiro de janeiro de 2013 ela assuma a vaga do VON.
Feliz 2013 para todo nos!!!!!!!!, ah, e para voce tambem Jeso.
Se isso aconTETEcesse …o Parazinho ia ficar mais forte ao lado do Não….E o sonho de liberdade estaria mais longe!!!! É NÃO e NÃO pro VONÃO sem VONtade e disposição…
NÃO troque o certo pelo preguiçoso…Eu quero 13 de novo…é LUCINEIDE!!!!
Aeeeee, vitória do Pará, parabéns aos santarenos pelo apoio incondicional ao Sr. Simão Jatene, melhor governador da história paraense, ele fez o hospital regional, a estação cidadania em apenas 10 anos de governo. É hora de abraçar o Pará, santareno. Caminhemos juntos. Esqueçam os marabenses e suas ideias separatistas, vocês são Pará e sempre serão.
apenas dez anos de governo! fala sério, só pode ser coisa de PARAsita,
Caro João Carlos, é triste saber que você e muitos tem a mente pequena e faz uma análise tão pobre, comece a valorizar mais seu voto, seja:
– você também é contra o Estado do Tapajós, você não vê que hoje tem merenda escolar de qualidade, tem fardamento escolar de graça,
– você não vê que os taxistas gastam menos dinheiros com a manutenção de seu bem de trabalho,
– você não vê que nossas senhores e jovens tem onde fazer suas caminhadas no fim da tarde,
– você esqueceu que a recepção do Pronto Socorro Municipal era fechado com uma corrente e que tínhamos que apresentar a identidade para ser atendido num buraco na parede que mais parecia uma bilheteria,
– você esqueceu que o 45 menospreza nossa cidade com relação a Itaituba e Alenquer, esqueceu que Santarém vai entregar mais casas que as duas juntas,
– você esqueceu que os trabalhadores do marcado modelo ganharam novo local de trabalho, esqueceu que temos SAMU, isso é só um pouco do que você esqueceu. Tudo é 13.
EU VI, ELA AR VI, e o 45 ficou só……….
Aliás vou lhe chamar de ESQUECIDO:
Esqueceu que nada disso tinha a 8 anos atráz,
Esqueceu dos processos que respondem por desviar verbas do povo, por isso que nada tinha,
Esqueceu que a praia de Vera Paz não existe mais por conta dos atos do grupo de 45, e por ganância.
Esqueceu da mansão na BR 163 que está confiscada e que é de um do grupo do 45, para garantir a devolução do dinheiro público. É lamentável.
Esqueceu em: vai ficar só…..
então meu caro João Maia vou lhe lembrar de algumas coisa que eu vi:
vi o teto do hospital municipal desabar na cabeça dos paciente matando pessoas inocentes,
vi a vergonha das casas do PAC onde dividiram uma casa pra duas famílias salvo engano medindo 8 m de larg. e 4m de comprimento sendo está uma obra milionário e que nunca acaba, vi asfaltarem a praia de alter do chão, vi pela 1ª vez um prefeito (no caso prefeita) de Santarém ser cassado.
Parabéns Jeso por esta divulgação, essa sim demonstra a realidade do povo Santareno, que será provado nas Urnas neste Domingo. Uma resposta a má istração desta Turma que deu uma rasteira no Inácio, acabou com as Empreiteiras e viu o povo em ultimo lugar. Voce provou que o Blog tem Credibilidade, Honestidade e Imparcialidade, o que todos nós seus seguidores fiéis já sabíamos e acreditávamos. Voce merece crescer cada vez Mais… Parabéns
Meu caro, o Jeso sempre tem agido com imparcialidade, o sempre e sua credibilidade é conhecida por todos.temos que respeitar as opções individuais e vivemos numa democracia.
Aqui em MARABÁ vamos continua votando SIM [ 77 ] .O PSDB do Jatene é [ 55 ] NÃO .
NÃO VOU POR PESQUISA E SIM PELO CANDIDATO. VOU SER VON MAIS UMA VEZ, POIS ACREDITO NELE MAIS QUE NOS OUTROS.
Tá contando com a compra de votos?
Axo que sim… por isso qua candidata do PT apareceu com tudo isso.
O candidato mais preparado é o Marcio Pinto, acredito na sua vitoria. Precisamos de gestores com um intelecto elevado. Ta na hora de mudar é Marcio Pinto 50
A população já escolheu o futuro prefeito de Santarém: Alexandre Von 45. Podemos ver isso se confirmar nas ruas e nas conversas informais. Percebe-se, com isso, que o povo quer mudança na prefeitura e temos que respeitar essa escolha visto que vivemos em um estado democrático de direito em que cabe à população escolher seus representantes atraves do voto. Isso é bom e salutar. Eu voto 45 e também penso que precisamos mudar de governo, pois Santarém necessita de um novo olhar istrativo que corresponda aos anseio da população. Um abraço a todos.
A disputa pela prefeitura de Santarém mostra-se acirradíssima, principalmente nos bastidores, onde se observa pesquisas tendenciosas entre os candidatos do PSDB e do PT, atitudes estranhas como a da quase ex-prefeita, Maria do Carmo andando de ônibus coletivo, e nesta semana flagrada almoçando no Restaurante Popular do Mercadão 2000. Esses últimos fatos poderiam até não representar estranheza, se ela fizesse isso sempre, mas não é o que se sabe; isso é pura apelação e pode até ser mal interpretada pelo eleitor, pois não é costume da Maria.
Quanto ao efeito Jatene, é louvável que o povo dê o troco na nossa região e na de Marabá, todavia, há também outro “efeito” vigente em Santarém que o povo também está se preparando para repudiar no dia 07: o “descaso do PT na istração da cidade”. Só quem não vê isso são os petistas pelegos, que embebecidos de uma vã paixão e cegueira burra, procuram justificar nos programas federais algumas competências istrativas da atual gestão. Concluindo, criaram dois repúdios a serem combatidos: o 45, por acharem que representa o Jatene, e o 13, que nesses oito anos de gestão está entregando uma Santarém sem infraestrutura. Podemos parafrasear algumas canções para melhor reforçarmos as afirmações acima: “(…) Porque, onde já se viu, isto é [Santarém], isto é [Tapajós], isso é Brasil…” (Belém, Pará Brasil – Mosaico de Ravena); “(…) Ontem retornei à areia, branca e serena, então recordei. Olhei [para praia, estavam asfaltando, já estava no piche, então denunciei: e eu pensei, pensei, ou é pros boyzinhos entrarem com seus “jet-ski” ou será os botos que vão chegar de moto?]” (Aline – Christopher). Mas, calma, não se iludam por pesquisas a A ou B e tampouco por minhas palavras; vocês ainda têm o 15, o 20 e o 50 como opções.
Volto a falar, a divisão ou não do Estado não foi partidário, ideológico. Todos os políticos de todos os partidos de Belém, NÃO queriam a separação e todos os políticos de todos os partidos do interior queriam. Mas, como toda regra tem exceção temos a Marinor que é do interior, mas NÃO
queria a separação.
me decepcionei com vc, imaginava que alguém com sua mentalidade fosse ter a sensibilidade e perceber as mudanças na questão social de Santarém, as escolas, os projetos nos bairros atendendo diferentes classes e faixas etárias..marca do governo petista sempre foi primeiramente a questão social. acho q isso sim deveria ser levado mais em consideração. lamento muito que pela sua “sensibilidade” de artista que preza pela cultura não perceba isso.
lamento, mas me decepcionei mesmo com vc
Ser ” PLURAL” é isto!
Parabéns JESO!
O PSDB pode não ser a o IDEAL porém comparada ao PT/PDT é muito melhor.O Osmando (PDT) acaba com qualquer chance de eleição.
Deve ser melhor para algumas pessoas, NÃO para os programas sociais, não para o Brasil.
Gostaria de parabenizar as fontes de pesquisas; e que a Democracia seja feita…
Que cada pessoa vá consciente e veja o que realmente é melhor pro nosso município; sem violência tudo na paz… E aqueles que me excluíram de redes sociais por eu escolher a proposta que achei mas adequada para Santarém; vocês tem meu perdão… tenho na minha família tios e parentes que apoiam a candidata do PT nem por isso briguei ou deixei de falar com eles; pois respeitamos cada opinião assim que deveria ser uma politica democrática…
Abraços a todos do 45 e se for da vontade de DEUS rumo a vitória!!!!!!!!!!
NÃO acredito nessas pesquisas e acho que dia 7,vai ser outro resultado.VON talvez apareça lá pelo terceiro lugar.
PODE ACREDITAR XP É EXATAMENTE ISSO QUE VOCE VERÁ NO DOMINGO E OS PETISTAS ARROGANTES QUE NÃO RESPEITAM AS PESSOAS BAIXARÃO A CRISTA E RECONHECERÃO A VITÓRIA DO VON. SÓ ME REFIRO AOS MAUS PETISTAS, POIS EXIISTEM AQUELES QUE TEM RESPEITO PELA POPULAÇÃO.
O Alexandre Von já está eleito – 45. Foram 8 anos de PT sem muitas mudanças significativas para a nossa cidade que tem um potencial enorme de crescimento.
Mudança é sempre bem vida, senão vira ditadura.
Sds,
Como mudança ???Antes da Maria era Von x Maia já esquecestes????Tapajós, nos 12 anos do Von o que eles fizeram?????Enumera por favor, te dou 12 hs!!!!!!!
Caro Jeso, você tem explicação para essa disparidade entre as pesquisas? Um bom dia.
A eleição serão daqui a 48 horas. Continuo achando que o resultado dela será histórico: a menor diferença entre o 1º e o 2º lugar. Posso está errado, mas essa é a minha opinião.
Comungo da mesma opinião do Jeso. Será um resultado histórico mesmo.
Concordo com você Jeso. Esta eleição terá um resultado inesperado.
Não existe, a cidade ta toda em amarelo!!!!!! É VON, Já era PT, maquina itrativa não faz milagre!!!!! O Povo ja esta consciente em seu voto!!!!! é 45 a essa éa verdadeira mudança!!!!!
mudança! só ser for para a gang do cipoal
Concordo com você Jeso. A eleição deste ano terá um resultado inesperado.
A diferença entre a pesquisa IBOPE e a DOXA está gritante. Quem estudou um pouquinho de estatística sabe que é possível uma pesquisa ser manipulada, basta que o instituto faça a pesquisa no sitio eleitoral do candidato que se deseja “beneficiar”, o que por sua vez vem alterar muito pouco a metodologia da pesquisa e muito o resultado. Não voto 13 nem 45, acredito que já está ando da hora de Santarém ter uma mudança maior em sua política e sair desse “duopólio”, mas se é pra confiar em alguma das pesquisas o mais sensato é acreditar nas pesquisas de institutos que ao longo do tempo criou uma imagem de credibilidade e conseguiu o respeito da população como o IBOPE, VOXPOPOLI e DATAFOLHA.
Essa pesquisa esta perto da realidade só tem um errinho o pt fica em terceiro o zé maria a dela com os votos daqui do interior porque aqui só dá TAPAJÓS.
Também sou um pouco cético com pesquisas, acredito na minha particular que faço conversando com o povão, já falei isso aqui no blog.Minhas conversas com povão dá vitória ao PSDB.Vamos aguardar, máquina istrativa na mão faz milagres!
É estranho que toda eleição que o IBOPE da pesquisas no Pará próximo do dia da votação só dá vantagem ao PSDB e ao pessoal do grupo liberal . Tenho acompanhado esse fatol há bastante tempo, mesmo morando no Amapá sou paraense e procuro tudo o que é de meu estado. E só quando chega no dia da eleição é as pesquisas sérias do tal IBOPE vem com números próximos da verdade. O povo não é tão burro como eles pensam; acho que tem muito interesse e grana por traz disso tudo!
Só essas pesquisas que elas tem tido acerto ou margem ou tem errado dentro da margem de erro. Dentro do nível de tolerância; ao o que a anterior divulgada nesse blog discrepava demais de todas as outras do IBOPE ou não.
Há quatro anos o IBOPE na sua ultima pesquisa deu vitória para Maria. Se vc não quer itir a vitória do PSDB, vc tem todo direito mas não coleque culpa no IBOPE pelo fato do PT não ganhar em Santarém.
Jeso.
Essas duas pesquisas recente parece que e mas real.
Dia 07 45 45 45 45 45 45 45
Essa pesquisa foi encomendada por quem? Se for RBA, está explicado.
Não seria mais evidente que dava José Maria Tapajós se fosse interesse da RBA TV? pois o Zé Maria é que é do PMDB de Jader Barbalho dono da RBA. eu penso assim.
Jeso! vc errou nas datas dos dados coletados, veja o que diz o diario. “Diario do Para o estudo divulgado ontem, o Ibope ouviu 406 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de cinco pontos para mais ou para menos A pesquisa Ibope em Santarém está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PA-00239/ 2012”.
a data que vc colocou foi da pesquisa anterior.
por favor corrijaaaaa.
É o que está no texto do Diário do Pará. Peguei o texto do jornal ipsi literis. O erro, pois, não é meu.
Seja humilde e corrija, está errado e foi apontado, não interessa quem errou, está errado e você divulgou dados errados. Corrija!
És do Diário? Então te identifica, cara! O texto é do jornal. Só ele pode autorizar qualquer mudança. Sinto muito, mas vou contrariá-lo!
Tudo bem, eu deixo!
ei cara o que foi coletado nos dias 28 a 30 de setembro foi a 2ª pesquisa, a data em que o Jeso faz referencia na materia dele e em relação a 1º pesquisa, leia novamente e deixa de ser chato, cabeça dura ficou pra prego. OK
Perdoai, Jorge, ele não saber o que diz por carência de interpretação textual.
Aproveita tua mamata na PMS ta acabando.
Ué? No Doxa a Lucineide não aparece em 1ª colocada? Estava postado essa semana no seu blog. Não sei mas em quem acreditar, tá confundindo minha cabeeeeeeeeeeeeeeça. Não quero perder meu voto, quero votar em candidato que está na frente na pesquisa, hahahahahahahahahahahahahahahahahahahah.
amigo! perder voto é quando você vota no pior. Votar consciente e com convicção de que escolheu o melhor, já é vitória certa!
Essa história de “não querer perder meu voto” é triste. Só mostra a falta de consciência política de várias pessoas. Lamento que em nosso país isso ainda seja gritante. Acorda Brasil!
Essa história de “não quero perder meu voto” só mostra a falta de consciência política de várias pessoas. Lamento que em nosso país, isso ainda seja gritante. Acorda Brasil!
Bem, sem desmerecer e desacreditar na pesquisa divulgada pelo seu blog, em que os candidatos do PSDB e PT aparecem tecnicamente empatados, esta feita pelo IBOPE parece mais com a realidade.
Viajo muito pelo município exercendo minha profissão e acredito que o Alexandre Von está praticamente eleito.
Mas vamos esperar o resultado das urnas. Eleição é igual jogo de futebol. O resultado só é definido quando termina.
Acho que depois do debate de ontem na TV o VON cai e será NON. VON NON, VON NON. Dia sete será 13 na cabeça. É só esperar. VON NON, VON NON, LUCINEIDE SIM; É 13;
Que debate você assistiu irmão? A Lucineide desapareceu nele, muito fraquinha, o único candidato que que realmente aproveitou de maneira positiva foi o Márcio Pinto, o resto só completou o banco. O 13 tava com medo do 45 e vice-versa, e o 20 e o 15 Putzzz. Creio que a política “bitola” muita gente não deixe que isso ocorra com você, “o que é, é”.